Apendicite Aguda
Apendicite Aguda

O apêndice cecal é uma estrutura em forma de tubo com fundo cego que fica localizada no início do ceco, que é a primeira porção do intestino grosso.
Algumas vezes essa estrutura obstrui, ocasionando o que chamamos de apendicite aguda (inflamação no apêndice).
Essa obstrução pode ocorrer por resquícios de fezes mais endurecidas (que chamamos de apendicolito) ou em casos mais raros por verminoses intestinais ou mesmo tumores.

Sintomas:

Os primeiros sinais normalmente são desconforto abdominal, febre, náuseas e perda de apetite. A dor neste início normalmente é ao redor do umbigo e pode ocorrer diarreia.
Com o passar das horas / dias, a dor migra e localiza-se na parte inferior direita do abdome, podendo ou não irradiar-se para outros locais.

Diagnóstico:

Na suspeita de apendicite pode-se realizar ultrassonografia ou tomografia de abdome e o achado mais comum é o apêndice aumentado de tamanho com um certo borramento da gordura ao seu redor.

Tratamento:

O tratamento da apendicite é sempre cirúrgico, com a retirada deste órgão sendo feita por via aberta ou minimamente invasiva. É uma cirurgia relativamente simples nos casos iniciais.
Nas apendicites complicadas, isto é, com perfuração do apêndice e abscesso local, é necessária colocação de dreno para monitorizar a área por alguns dias e uso de antibióticos.
A recuperação é rápida, com o paciente retomando suas atividades em pouco tempo.

Apendicite Aguda |
Unidade - São Paulo
R. Guarará, 529 - 17
Jardins - São Paulo/SP
CEP 01423-001
Telefone
(11) 99794-6060
Unidade - Marilia
Av. Cristo Rei, 162
Banzato - Marília/SP
CEP 17515-200
Telefone
(14) 99834-1869

© 2024 Dr Francisco Sergi - Especialista em aparelho digestivo e transplantes. Todos os direitos reservados.